Journal article
2012
APA
Click to copy
Alves, D. B., & Figueiró, A. (2012). VEGETAÇÃO URBANA E VARIABILIDADE DO CAMPO TÉRMICO EM ÁREAS SELECIONADAS DA CIDADE DE SANTA MARIA (RS).
Chicago/Turabian
Click to copy
Alves, D. B., and A. Figueiró. “VEGETAÇÃO URBANA E VARIABILIDADE DO CAMPO TÉRMICO EM ÁREAS SELECIONADAS DA CIDADE DE SANTA MARIA (RS)” (2012).
MLA
Click to copy
Alves, D. B., and A. Figueiró. VEGETAÇÃO URBANA E VARIABILIDADE DO CAMPO TÉRMICO EM ÁREAS SELECIONADAS DA CIDADE DE SANTA MARIA (RS). 2012.
BibTeX Click to copy
@article{d2012a,
title = {VEGETAÇÃO URBANA E VARIABILIDADE DO CAMPO TÉRMICO EM ÁREAS SELECIONADAS DA CIDADE DE SANTA MARIA (RS)},
year = {2012},
author = {Alves, D. B. and Figueiró, A.}
}
Diante de um planeta cada vez mais urbano, muitas preocupacoes voltam-se para as mudancas naestrutura da paisagem urbana, visando a melhoria das condicoes de vida da populacao. Entre essascondicoes, destacam-se as funcionalidades ambientais, como exemplo do conforto termico, necessariopara que o urbano possa proporcionar boa qualidade ambiental e contribuir com o bem estar doshabitantes citadinos. Nesse sentido, a presente pesquisa buscou investigar as variabilidades do campotermico em areas selecionadas da area urbana de Santa Maria, analisando e mensurando a contribuicaoda vegetacao na amenizacao das temperaturas em nivel microclimatico. Para isso, foram realizadasmedicoes termicas horarias simultâneas em quatro areas selecionadas da area urbana local, entre as 9he as 20:30h do dia 25 de novembro de 2011, sob condicoes de tempo com dominio de Massa PolarVelha, posteriormente mapeadas e analisadas. A variabilidade do campo termico nas quatro areasselecionadas ao longo do dia mostrou que nas diversas condicoes a vegetacao apresenta contribuicaosignificativa na amenizacao termica, variando de acordo com a configuracao em que esta inserida ecom o horario mensurado. Acredita-se que a partir da geracao dessas informacoes, permite-se ao poderpublico agregar mais atributos para que o planejamento do desenvolvimento urbano ocorra de forma acontemplar a contribuicao da vegetacao na manutencao da qualidade ambiental local.