Análise da configuração dos fragmentos de cobertura vegetal com base na definição de unidades de paisagem na área urbana de Santa Maria (RS)


Journal article


D. B. Alves, A. Figueiró
2014

Semantic Scholar DOI
Cite

Cite

APA   Click to copy
Alves, D. B., & Figueiró, A. (2014). Análise da configuração dos fragmentos de cobertura vegetal com base na definição de unidades de paisagem na área urbana de Santa Maria (RS).


Chicago/Turabian   Click to copy
Alves, D. B., and A. Figueiró. “Análise Da Configuração Dos Fragmentos De Cobertura Vegetal Com Base Na Definição De Unidades De Paisagem Na Área Urbana De Santa Maria (RS)” (2014).


MLA   Click to copy
Alves, D. B., and A. Figueiró. Análise Da Configuração Dos Fragmentos De Cobertura Vegetal Com Base Na Definição De Unidades De Paisagem Na Área Urbana De Santa Maria (RS). 2014.


BibTeX   Click to copy

@article{d2014a,
  title = {Análise da configuração dos fragmentos de cobertura vegetal com base na definição de unidades de paisagem na área urbana de Santa Maria (RS)},
  year = {2014},
  author = {Alves, D. B. and Figueiró, A.}
}

Abstract

No presente artigo, objetiva-se analisar a configuracao dos fragmentos de cobertura vegetal da paisagem urbana de Santa Maria (RS), com base em uma proposta de definicao de unidades de paisagem para a area. Busca-se na interpretacao da paisagem urbana a partir da perspectiva geossistemica, bastante utilizada nas pesquisas em geoecologia, o suporte metodologico para alcancar os objetivos propostos, dialogando com saberes difundidos nas discussoes que envolvem a ecologia urbana e a conservacao da natureza nas cidades. Desta forma, baseado na nomenclatura de Bertrand (1972), considerou-se a area urbana de Santa Maria como um Geossistema urbano, onde foram identificadas seis diferentes Geofacies, distinguidas considerando a combinacao da configuracao da estrutura horizontal de cobertura vegetal arborea, classificada de acordo com Jim (1989), com os diferentes padroes de urbanizacao associados a configuracao de vegetacao (em areas densamente edificadas, as margens de canais de drenagem, em areas de morros ou campos...). Para a obtencao das carateristicas de configuracao de cobertura vegetal arborea e a interpretacao dos diferentes tipos de padroes de urbanizacao, contou-se com a classificacao da imagem GeoEye de 21/09/2011 junto ao software SIG Spring. Delineadas as Geofacies, passou-se a analisar a configuracao da cobertura vegetal de cada uma das seis unidades, considerando a distribuicao horizontal dos fragmentos de vegetacao, gerando-se as porcentagens de cobertura vegetal arborea, herbacea e arbustiva de cada area. Associando caracteristicas de isolamento de fragmentos arboreos a um padrao de urbanizacao de maior adensamento de edificacoes, destaca-se a Geofacie das areas densamente edificadas, contendo cerca de 68% de espacos construidos, que representa aproximadamente 20% da area urbana do municipio. Dentre as Geofacies que apresentam uma boa configuracao da vegetacao arborea, com fragmentos mais conectados e continuos, que representam uma porcentagem de arborizacao de cerca de 76%, destaca-se a Geofacie de morros do rebordo, que ocupa cerca de 12% do Geossistema urbano. Apesar da porcentagem de arborizacao da area urbana de Santa Maria ser de cerca de 33%, a analise contextualizada pelas unidades de paisagem permite observar que a configuracao dos fragmentos de cobertura vegetal apresenta condicoes de isolamento em muitas areas da cidade, sendo essa porcentagem muito associada aos grandes fragmentos a norte e centro-leste da cidade. Palavras-chave: Paisagem urbana, cobertura vegetal, conservacao da natureza, Santa Maria. DOI: 10.5902/2236499412523


Share



Follow this website


You need to create an Owlstown account to follow this website.


Sign up

Already an Owlstown member?

Log in